A APAN foi fundada em janeiro de 2019 como uma resposta ao anseio de atletas com deficiência que tinham por objetivo ampliar o acesso à prática desportiva de forma inclusiva, fomentando melhores oportunidades para atletas e paratletas que desejassem competir em nível estadual, regional, nacional e internacional.
O primeiro intuito da APAN era a abrangência de toda a região norte, nos esportes pelos quais os sócios fundadores se identificavam, como o halterofilismo e o atletismo. Ainda em 2019 paratletas participaram da competição norte-nordeste de atletismo e halterofilismo, sendo a equipe destaque da competição, classificando parte da equipe para os campeonatos brasileiros das duas modalidades. Em 2020 houve uma participação reduzida no norte-nordeste de atletismo e halterofilismo, com um atleta no atletismo e outra atleta no halterofilismo. Isto devido ao fato de a equipe não ter conseguido patrocínio para as passagens aéreas. Logo depois do norte-nordeste começou a pandemia e as atividades esportivas foram paradas.
Alguns atletas de atletismo conseguiram uma forma de se manter ativos e treinando em 2020, enquanto os atletas de halterofilismo se desarticularam. Em 2021, aos poucos, houve a retomada das competições, de outra forma e a equipe de atletismo se ampliou e reiniciou sua participação nos campeonatos de atletismo convencionais e paralímpicos, com o ingresso da APAN como filiada da FEDAEAM, que por sua vez, é filiada à CBAT.
Em 2021 foi eleita uma nova diretoria e o halterofilismo foi descontinuado na APAN, por falta de atletas e treinadores. O atletismo foi ampliando cada vez mais suas atividades. Em 2023, com eleição de uma nova diretoria, a natação, que antes era somente um desejo da APAN, ingressou com atletas e treinador, possuindo seus primeiros atletas competindo no Meeting Paralímpico de Natação em Manaus e enviando atletas para participação nas Paralimpíadas Escolares.
Em 2024 foi a consolidação do esforço da diretoria e associados em obter patrocínios e projetos para fomentar os esportes nos quais a APAN atua, atletismo e natação. Dessa forma, desde 2023, a APAN é filiada ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), dos quais obtemos patrocínios. Outro fomento importante é da CBAT, através do programa Centro de Formação de Atletas.